Triplo Aquecedor e Yuan Qi – B-22 e Ren-5

Giovanni Maciocia

A localização dos pontos B-22 Sanjiaoshu acima do B-23 Shenshu, e do VC-5 Shimen acima do VC-4 Guanyuan é curiosa e apresenta paralelos interessantes. Esta localização só pode ser entendida se for tomado como referência o capítulo 66 do Classic of Difficulties (Nan Jing). O referido capítulo estabelece: “o Qi Original é a Força Motora [Dong Qi] que se situa entre os rins, ou seja, é o doador da vida e a raiz dos 12 canais. O Triplo Aquecedor auxilia na diferenciação do Qi Original[para seus diferentes usos por todo o corpo]; o Qi Original passa pelos Três Aquecedores e então se espalha pelos 5 órgãos Yin e 6 Yang e por seus Canais” .

Portanto, de acordo com esta interpretação, o Triplo Aquecedor seria o “agente” do Yuan Qi, originando-se entre os dois rins. Este aspecto do Triplo Aquecedor relaciona-se com a transformação e a excreção dos fluidos: a fim de transformar os fluidos, o corpo necessita do aquecimento do rim Yang assim como do Yuan Qi e este, por sua vez, precisa da ação do Triplo Aquecedor para ser ativado em todas as partes do corpo, de modo que os fluidos sejam transformados.

Na sequência, passarei em revista os efeitos e sintomas do B-22 Sanjiaoshu e do VC-5 Shimen, mas somente aqueles relevantes para a transformação do fluido.

B-22 SANJIAOSHU: ponto Triplo Aquecedor Shu dorsal

  1. a) Natureza
    Ponto Shu dorsal para o Triplo Aquecedor.
  2. b) Efeitos
    • Dissolve a Umidade.
    • Abre a passagem da Água no Aquecedor Inferior.
    • Regula o Yang Menor.
  3. c) Sintomas
    • Edema, dificuldade para urinar, urina turva, urina com sangue.
    • Alternância das sensações de calor e frio, dores de cabeça, vertigem, boca amarga.
  4. d) Observações B-22 é o principal ponto para estimular a transformação, o transporte e a excreção dos fluidos no Aquecedor Inferior. O Aquecedor Inferior mantém abertas as passagens da Água de modo que os fluidos “sujos” possam ser excretados. Este ponto regula esta função particular do Aquecedor Inferior e, portanto, assegura que as passagens da Água estejam abertas, que os fluidos sejam adequadamente transformados e os fluidos “sujos” excretados.Por estimular a transformação e a excreção dos fluidos, ele dissolve a Umidade no Aquecedor Inferior e, assim, trata sintomas tais quais retenção urinária, urinação dolorosa, edema nas pernas, bem como quaisquer outras manifestações de Umidade no Aquecedor Inferior.O efeito deste ponto sobre os canais do Yang Menor e o exemplo do Yang Menor merece alguma explicação. O Triplo Aquecedor é como o “emissário” do Qi Original (Yuan Qi) que emerge do espaço entre os rins; em outras palavras, o Triplo Aquecedor ajuda o Qi Original na “diferenciação” relacionada a seus diferentes aspectos nas diversas partes do corpo. O capítulo 66 do “Classic of Difficulties”, mencionado acima, trata da conexão entre o Qi Original (neste capítulo chamado Dong Qi, “Força Motora”) e o Triplo Aquecedor.O B-22 localiza-se logo acima do B-23, o ponto Transportador dorsal dos rins, esta é, pois, a região a partir da qual o Triplo Aquecedor auxilia o Qi Original a emergir desde os rins e a espalhar-se pelos órgãos internos. Devido a esta conexão com o Triplo Aquecedor, este ponto pode ser usado para o Modelo do Yang Menor.

VC-5 SHIMEN: a Porta de Pedra

  1. a) Natureza
    Ponto Mu-Frontal do Triplo Aquecedor.
  2. b) Efeitos
    • Abre as passagens da Água e promove a transformação e excreção dos fluidos no Aquecedor Inferior.
    • Fortalece o Qi Original.
  3. c) Indicações
    Dificuldade para urinar, retenção da urina, urinação dolorosa, urina escura, edema,diarreia, prurido genital, inchaço escrotal, intumescência da vulva, inchação do pênis.
  4. d) Observações
    Para entender a função deste ponto, faz-se necessário recordar o papel do Triplo Aquecedor com relação ao Qi Original (Yuan Qi). O Qi Original surge entre os rins e se expande para os 5 órgãos Yin e 6 Yang através do intermédio do Triplo Aquecedor. O VC-5 é o ponto Coleta Frontal (Mu) do Triplo Aquecedor e desperta o Qi Original a fim de que este possa circular por todos os órgãos e canais. Por conseguinte, ele pode ser usado para a tonificação do Qi Original em pessoas com deficiência renal e/ou de fraca constituição. Outra função importante acerca do Triplo Aquecedor (e especialmente do Aquecedor Inferior) é transformar e excretar os fluidos, assim como garantir que as passagens do Aquecedor Inferior estejam abertas. O VC-5 estimula esta função do Triplo Aquecedor e especificamente do Aquecedor Inferior: seu uso é então indicado para edema abdominal, retenção urinária, dificuldade para urinar, diarreia ou corrimento vaginal.

CONCLUSÃO

Em suma, a localização do B-22 logo acima do B-23, e do VC-5 logo acima do VC-4 (ponto que tonifica os rins e que está relacionado ao Jing) confirma a perspectiva acima mostrada de que o Triplo Aquecedor é o agente que permite ao Qi Original emergir entre os rins e ser ativado ao longo de todo o corpo para levar a cabo as suas várias funções.Link: http://maciociaonline.blogspot.com.br/2010/03/triple-burner-and-yuan-qi-bl-22-and-ren.html
Traduzido por Diogo Souto Simões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *