Medo e Ansiedade – A Perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa

Giovani Maciocia

“Ansiedade” é um termo moderno que não tem um equivalente exato na medicina chinesa. Não existe um termo de medicina chinesa que corresponda exatamente ao que chamamos de “ansiedade”, mas várias entidades patológicas chinesas antigas se parecem muito com ansiedade. As quatro principais entidades patológicas que correspondem à ansiedade são:

 “Medo e palpitações” (Jing Ji) 惊 悸

 “Palpitação do pânico” (Zheng Chong) 怔 冲

 “Inquietação mental” (Fan Zao) 烦 躁

“Agitação” (Zang Zao) 脏 躁

O medo é a emoção que pertence aos rins e eu gostaria de discutir três pontos. Em primeiro lugar, a “ansiedade” não corresponde apenas ao “medo”; também corresponde à “preocupação” e “pensividade” na medicina chinesa.

Em segundo lugar, normalmente dizemos que o medo esgota o Ki dos Rins e faz com que o Ki desça. O Su Wen, no capítulo 39, diz: “O medo leva à perda de Jing, o que resulta na obstrução do Aquecedor Superior. Quando este é obstruído, o Ki não pode retornar [a ele] e isso causa a distensão do Aquecedor Inferior, é por isso que é dito que o Ki diminui.”

Essa afirmação do Su Wen é interessante, pois diz que o medo bloqueia o Aquecedor Superior (resultando no descenso do Ki do Aquecedor Inferior): isso implicaria que o medo não “faz o Ki descer” simplesmente (como costumamos dizer), mas que também causa alguma estagnação do Ki no Aquecedor Superior.

Pessoalmente, acho que o medo realmente faz o Ki subir e o pavor faz o Ki descer. A descrição de Jing Ji de Zhang Jing Yue implica que, com o medo, o Ki se eleva: “No Medo e nas Palpitações [Jing Ji], estão envolvidos o Coração, Baço, Fígado e Rins. Yang está conectado ao Yin e o Coração aos Rins. [Nesta doença] a parte superior do corpo está inquieta porque não pode se ligar à parte inferior; o Ki do Coração está deficiente e não pode se conectar ao Jing [dos Rins].”

A descrição do Dr. Zhang sobre a patologia de Zheng Chong também implica que o medo faz o Ki se elevar: “Na palpitação do pânico [Zheng Chong], o coração está se agitando no peito, o paciente sente medo e ansiedade. Há deficiência e exaustão de Yin; há uma deficiência de Yin abaixo, de modo que o Zong Ki não tem raiz, e o Ki não pode retornar a sua origem. Por este motivo, há tremores [ou palpitações] acima do peito e também palpitações nas laterais do umbigo.”

As declarações acima de Zhang Jing Yue são interessantes porque confirmam minha experiência, segundo a qual o medo faz o Ki se elevar (ao invés de descender). De fato, na declaração acima, Zhang Jing Yue diz que no caso do “Medo e Palpitações”, há inquietação acima e uma desconexão entre o Coração e os Rins com a elevação do Ki.

Em terceiro lugar, embora o medo seja a emoção pertencente aos Rins, outros órgãos também dão origem ao medo e à ansiedade. Abaixo apresento passagens do Su Wen e Ling Shu, destacando as conexões entre o medo e outros órgãos além dos Rins.

Su Wen capítulo 39

“O medo leva à perda de Jing, que resulta então na obstrução do Aquecedor Superior, consequentemente levando ao retorno do Ki e à distensão no Aquecedor Inferior.”

Esta passagem é realmente semelhante às passagens de Zhang Jing Yue citadas acima. Ele afirma que o medo leva à obstrução do Aquecedor Superior. Isto confirma a relação entre o medo e os Rins, pois diz que leva à perda de Jing. 1979 The Yellow Emperor’s Classic of Internal Medicine-Simple Questions (Huang Di Nei Jing Su Wen ), People’s Health Publishing House, Beijing, first published ca 100 BC, p. 221.

Su Wen capítulo 62

“O excesso de Sangue leva à raiva, enquanto a insuficiência de Sangue resulta em medo”.

Essa passagem correlaciona o medo com o Fígado, dizendo que a deficiência de Sangue no Fígado resulta em medo. Essa é uma correlação importante, pois é comum na prática, especialmente em mulheres (nas quais a deficiência de Sangue no Fígado é comum).

O “medo” decorrente da deficiência de sangue do Fígado está relacionado à timidez, falta de iniciativa, medo de agir, complexo de inferioridade. 1979 The Yellow Emperor’s Classic of Internal Medicine-Simple Questions (Huang Di Nei Jing Su Wen ), People’s Health Publishing House, Beijing, first published ca 100 BC, p. 334.

Su Wen capítulo 19

“O medo excessivo leva à subjugação [dos Rins] pelo Ki do Baço.”

Essa é uma visão interessante e incomum, segundo a qual o medo que leva a uma deficiência dos rins pode ser causado por uma patologia do Baço (a Terra superando a Água). Isso ocorreria quando o Baço é afetado por pensividade e preocupação. Assim, este tipo de medo está próximo à preocupação. 1979 The Yellow Emperor’s Classic of Internal Medicine-Simple Questions (Huang Di Nei Jing Su Wen ), People’s Health Publishing House, Beijing, first published ca 100 BC, p. 221.

Su Wen capítulo 23

“O distúrbio do Ki do Coração causa arrotos; o distúrbio do Ki do Pulmão causa tosse; o distúrbio do Ki do Fígado causa conversação excessiva; o distúrbio do Ki do Baço causa refluxo ácido; o distúrbio do Ki dos Rins causa bocejos e espirros; a desordem do Ki do estômago causa Ki rebelde, soluço e medo. “

Observação de Wang Bing: “Quando o Estômago está quente, o Ki dos rins está enfraquecido e débil; portanto, isso causa medo. Quando a Terra prejudica os Rins, o Shen tem medo.”

Esta é uma passagem interessante que relaciona o medo ao Ki rebelde do Estômago. Eu acho que isso seria particularmente o Transtorno do Pânico (ataques de pânico). O Grande Luo do Estômago (chamado Xu Li) vai para o Coração e o afeta no nível físico e mental-emocional. No nível físico, pode causar palpitações ou taquicardia. Em um nível mental-emocional, pode causar um sentimento de pânico com uma sensação de energia subindo para o peito e a cabeça. O E-40 Fenglong seria o ponto a ser usado para isso. 1979 The Yellow Emperor’s Classic of Internal Medicine-Simple Questions (Huang Di Nei Jing Su Wen ), People’s Health Publishing House, Beijing, first published ca 100 BC, p. 221.

Ling Shu capítulo 8

“O Fígado armazena Sangue e o Sangue abriga o Hun. A deficiência do Ki do Fígado causa medo, enquanto o excesso de Ki do Fígado causa raiva. O medo e a pensividade constantes danificarão o Shen e os danos do Shen, por sua vez, levarão ao medo e às emissões seminais. Medo e pavor excessivos espalharão o Shen e dificultarão sua contenção [sua reunião]. Medo e pensividade excessivos danificarão o Shen. Os danos ao Shen, por sua vez, levarão à privação da capacidade de se autocontrolar devido ao medo. O medo constante sem alívio danificará o Jing e o dano do Jing causará fraqueza dos ossos, impotência e emissões seminais habituais.”

A primeira frase destas passagens relaciona o medo a uma deficiência do Ki do Fígado (o capítulo 62 do Su Wen relacionou-o à deficiência de Sangue do Fígado). Há a deficiência de Ki no Fígado o que geralmente causa depressão: portanto, nesse caso, a pessoa estaria ansiosa e deprimida.

As frases adicionais desse capítulo dizem que o medo prejudica o Shen e o Jing (e, portanto, os Rins). 1981 The Yellow Emperor’s Classic of Internal Medicine- Spiritual Axis (Ling Shu Jing), People’s Health Publishing House, Beijing, first published ca 100 BC, p. 23.

NOTAS FINAIS

1.Unschuld P Huang Di Nei Jing Su Wen, University of California Press, Berkeley, 2011, p. 401-2.

Traduzido do original:
https://giovanni-maciocia.com/fear-and-anxiety/

One Response

  • Amo esse site, onde encontro os melhores artigos com informações muito esclarecedoras. Em todas as dúvidas corro para cá. Iniciei na Acupuntura há pouco tempo, em 2015 e vejo surgirem ainda muitas dúvidas. Porque a Medicina Tradicional Chinesa é um oceano imenso. E as informações que encontro aqui são bem completas e esclarecedoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *