A Alma do Fígado – Hun

A ideia de Hun – a alma (ou espírito) do Fígado, também chamada “Alma Etérea”, se aproxima da concepção ocidental de alma, algo que recebemos depois do nascimento e que continua após a morte do corpo físico.

O Hun e o Shen (alma do Coração) possuem uma profunda ligação e juntos constituem a base de nossa vida psíquica – nossa mente, espírito e consciência. O Hun está associado ao movimento – movimento dos sonhos e ideias, inspirações, visões, projetos, assim como ao movimento da alma enquanto sonhamos e na relação entre os sonhos e a realidade.

O Hun atua conjuntamente com o Fígado, de uma forma mais sutil e refinada, como as outras quatro almas em relação a seus respectivos órgãos. O Hun está enraizado no sangue do Fígado, assim as condições de equilíbrio e saúde do Fígado interferem diretamente em sua expressão, e pode-se fazer a relação entre a livre circulação do Qi do Fígado e o suave movimento do Hun.

A capacidade de planejamento, avaliação e estratégia, raciocínio, consciência, concentração mental , criatividade, tomada de decisão e projeção para fora são funções relacionadas ao Fígado e ao Hun.

Um Fígado em desequilíbrio pode acarretar frustração e desapontamento, pois afeta diretamente o discernimento, as percepções e a construção de meios para se atingir os propósitos pessoais. Drogas, álcool e excesso de toxinas são fatores que podem disturbar o Hun. É importante considerar também a forte influência que a qualidade dos pensamentos e emoções têm sobre todo nosso sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *