Ponto P-1 (Zhongfu) Palácio central

Canal Pulmão (Fei) - Shou Tai Yin Fei Jing - 手太陰肺經

Características

  • Ponto Mu.
  • Ponto de cruzamento com o canal do Baço/Pâncreas.
  • Passagem de energia do Jiao Superior.
  • Ponto importante no caso de doenças pulmonares

Funções energéticas

  • Regulariza, harmoniza, circula promove e estimula a descendência do Qi do Pulmão.
  • Tonifica o Qi ancestral.
  • Descongestiona o Qi do Jiao Superior.
  • Regula os caminhos da água.
  • Dispersa a plenitude do tórax.
  • Canal de energia local e musculotendíneo.
  • Elimina o Calor Perverso nas fases iniciais das enfermidades.

Indicações

  • Tosse, dispnéia, asma, bronquite, dor torácica, opressão torácica, dor da região escapular, dor nas costas, pneumonia, plenitude torácica, nevralgia intercostal, tuberculose pulmonar, amidalite.

Localização (GIR)

  • Região ântero-lateral do tórax, no primeiro espaço intercostal, 6 cun da linha média, 1 cun abaixo do P2 (Yunmen).

Punção

  • 0,5 a 1 cun inserção oblíqua em direção à face lateral do tórax.

Precauções

  • Inserção não profunda para evitar lesão no pulmão.

Comentários

    P1 (Zhong Fu) é o ponto Mu frontal do Pulmão (Fei). O termo 'mu' significa reunir ou coletar, e os pontos Mu frontais são aonde o Qi dos Zang Fu se encontra e se concentra na superfície anterior do corpo. P1 (Zhong Fu), como todos os pontos Mu frontais, age principalmente no Zang Pulmão (Fei) em relação ao Canal do Pulmão (Fei).
  • De acordo com o Pivô Espiritual, “o Pulmão (Fei) é a abóboda celeste dos cinco Zang e seis Fu”. Como o Zang mais alto, o Pulmão (Fei) recebe através respiração o Qi limpo do céu (Qing Qi) da mesma maneira que a cobertura de uma floresta recebe a luz e ar essenciais para a vida. Pela inalação o Pulmão (Fei) descende o Qi para o Rim (Shen) e pela exalação o Pulmão (Fei) distribui Qi pela superfície e expele o Qi usado. O Pulmão (Fei) comanda a respiração e a descendência e distribuição do Qi.
  • Essas funções estarão deficientes quando o Qi do Pulmão (Fei) estiver deficiente ou quando houver excesso de fatores patogênicos (sejam de origem interna ou externa) obstruindo o Pulmão (Fei). P1 (Zhong Fu) limpa com excelência todos os tipos de excesso do Pulmão (Fei), seja por fatores patogênicos externos que penetram no Pulmão (Fei), ou por desarmonias geradas internamente. Em todos os casos haverá dispneia, tosse ou chiado e opressão torácica, então o Pivô Espiritual diz “O Pulmão (Fei) estoca o Qi... quando em excesso haverá dispneia e plenitude torácica”. Esses sintomas serão agravados quando se deita, quando há mais tensão na função de descender do Pulmão (Fei). Quando o Qi do Pulmão (Fei) é abundante, o mai (pulso) é largo; quando o mai é largo o paciente é incapaz de deitar-se.
  • De acordo com o Pivô Espiritual “O Qi do Pulmão (Fei) abre-se no nariz; quando o Pulmão (Fei) está em harmonia, o nariz distinguirá os fragâncias”. P1 (Zhong Fu) é usado primariamente para regular o Zang Pulmão (Fei), é indicado quando são apresentados padrões de excesso do Pulmão (Fei) em conjunto desordens do Canal do Pulmão (Fei) como obstrução nasal e obstrução dolorosa da garganta.
  • De acordo com o Pivô Espiritual “O Pulmão (Fei) é a fonte superior de água”. O Pulmão (Fei) pode ser comparado com uma tampa, por exemplo com a tampa de uma chaleira. Quando a tampa está muito apertada, o chá não pode evaporar, e quando o Pulmão (Fei) na parte superior está em excesso, os fluidos permanecem abaixo e não são excretados. P1 (Zhong Fu) é indicado para edema agudo da face quando Vento Patogênico Exterior obstrui a função do Pulmão (Fei) de regular a passagem descendente da água e fluidos corporais.
  • O Pulmão (Fei) e o Estômago (Wei) dominam a descendência, as desarmonias de um podem afetar o outro. Se o Qi do Pulmão (Fei) acumula-se acima, pode influenciar negativamente a função descendente do Estômago (Wei), dando origem a vômitos, indigestão e distensão abdominal. Por outro lado, a obstrução no Estômago (Wei) pode prejudicar a função do Pulmão (Fei) de descender, causando tosse, dispneia e respiração ofegante. No Essential Questions, Qi Bo, ministro do Imperador Amarelo, explica que a tosse pode originar-se em qualquer Zang Fu e diz “Quando alimentos e bebidas frias entram no Estômago (Wei), ele pode subir pelo Canal do Pulmão (Fei), causando Frio no Pulmão (Fei)”. O nome desse ponto ‘Palácio Central’, refere-se à origem do Canal do Pulmão (Fei), que surge no Jiao Médio, na região do Estômago (Wei), e descende para o Intestino Grosso (Da Chang) antes de ascender e emergir em P1 (Zhong Fu). P1 (Zhong Fu) é especialmente indicado nas desarmonias combinadas de Pulmão (Fei) e Estômago (Wei). Curiosamente P1 (Zhong Fu) também é indicado para vômitos quentes da Vesícula Biliar (Dan), refletindo a Teoria dos Cinco Elementos onde o Metal (Pulmão) é capaz de controlar a Madeira (Vesícula Biliar).
  • De acordo com o Essential Questions “O Pulmão (Fei) domina a pele... de todo o corpo”. O Pivô Espiritual afirma que “quando o fator patogênico encontra-se no Pulmão (Fei) haverá dor na pele, calafrios e febre, Qi rebelde, dispneia e transpiração”. P1 (Zhong Fu) é um dos poucos pontos de acupuntura indicado para dores na pele que normalmente pode acompanhar doenças exteriores. Finalmente o Essential Questions inclui P1 (Zhong Fu) entre os oito pontos que limpam o Calor do tórax - bilateralmente: E12 (Quenpen), B11 (Dazhu), P1 (Zhong Fu) e B12 (Fengmen).

    Deadman - A Manual of Acupuncture
loading...
loading...