Ponto P-3 (Tianfu) Palácio do Céu

Canal Pulmão (Fei) - Shou Tai Yin Fei Jing - 手太陰肺經

Funções energéticas

  • Regula o Qi do Pulmão.
  • Elimina o Calor perverso do Sangue.
  • Expele o Vento.
  • Efeito psicológico poderoso sobre todas as alterações emocionais decorrentes de desarmonia do Pulmão.
  • Bloqueia epistaxe.

Indicações

  • Tosse, dispneia, asma, bronquite, resfriado, sensação de plenitude/opressão torácica, bócio, sede brusca, epistaxe, hemorragia precordialgia, dor na face interna do braço, patologia cerebrovascular, vômito, malária, vertigem, angústia no tórax, transtornos mentais depressivos e maníacos, tristeza, estado de torpor, depressão, memória fraca, adormecimento, transtorno dos sonhos, mania, amnésia, agorafobia, confusão mental, delírio.

Localização (GIR)

  • No lado interno do braço, 3 cun distais à extremidade da prega axilar anterior, no sulco bicipital lateral.

Punção

  • 0,3 a 1 cun perpendicular.

Comentários

    De acordo com o “Discourse Into the Origins and Development of Medicine”, “O Pulmão (Fei) é um Zang delicado, tanto o Frio quanto o Calor não são apropriados... muito Calor e o Fogo derreterá o Metal e o sangue se agitará”. No Eixo Espiritual, P3 (Tianfu) foi indicado para “sede severa e repentina, rebelião interna, Pulmão (Fei) e Fígado lutando entre si, sangue brotando da boca e nariz”. Essa citação é uma clara referência ao Padrão de Desarmonia Fogo do Fígado atacando o Pulmão (Fei). Uma ramificação do Canal do Fígado atravessa o tórax penetrando o Pulmão (Fei), e se o Fogo do Fígado subir e queimar o Pulmão (Fei), poderá ferir os vasos sanguíneos (causando derramamento de sangue pela boca e nariz), e os fluidos (causando sede). Geralmente, ao mesmo tempo poderá ocorrer tosse, que é caracterizada nesse padrão por acessos de tosse espasmódica com o rosto vermelho, dispneia ou asma, que normalmente podem ser induzidas ou agravadas pela frustração ou raiva.
  • A passangem anterior do Eixo Espiritual, lista P3 (Tianfu) entre os cinco pontos “Janela do Céu”. P3 (Tianfu) compartilha com esses pontos as funções gerais de: 1- tratamento do bócio, devido à estagnação de Qi e catarro na região do pescoço, 2 - descender o Qi do Pulmão (Fei), 3 - beneficiar os orifícios sensoriais, neste caso os olhos (tontura e miopia). Também é interessante notar a habilidade de tratar o bócio como as afecções dos olhos, compartilhada entre os pontos da parte superior do braço, P3 (Tianfu), IG14 (Binao) e TA13 (Naoshui). Não há nenhuma explicação aparente de porque estes pontos, em lugar de outros mais distais, têm tal ação, este é predominantemente um reflexo da observação empírica.
  • De acordo com a Medicina Chinesa, o Pulmão (Fei) abriga a Alma Corpórea (Po), um dos cinco aspectos do Espírito (Shen). P3 (Tianfu), ‘Palácio do Céu’ é indicado para uma série de distúrbios psicoemocionais, caracterizadas por tristeza, choro, desorientação e esquecimento, assim como sonolência e insônia.
  • P3 (Tianfu) também é indicado para “falando com fantasmas”. Esse termo provavelmente se refere aos delírios, estado observado nos estágios finais de tuberculose pulmonar.
  • Em “Thousand Ducat Formulas”, Sun Si-miao especificamente se refere a “falando com fantasmas” com relação a esse ponto, e foi esse grande médico quem classificou a tuberculose pulmonar (conhecida nesse período como feishi – cadáver flutuante) como uma enfermidade do Pulmão (Fei) em lugar de uma possessão demoníaca.

    Deadman - A Manual of Acupuncture
loading...
loading...
loading...
Nova App para Android
Get it on Google Play