Ponto P-7 (Lieque) Brecha divergente

Canal Pulmão (Fei) - Shou Tai Yin Fei Jing - 手太陰肺經

Características

  • Ponto Luo (Conexão) do Canal do Pulmão (Fei).
  • Ponto de Confluência do Ren Mai (Vaso Concepção).
  • Ponto de Comando Gao Wu
  • Ponto Estrela do Céu de Ma Dan-yang.

Funções energéticas

  • Harmoniza, redireciona e promove a circulação do Qi do Pulmão.
  • Tonifica o Qi Defensivo.
  • Promove a dispersão do Yang excesivo do Pulmão.
  • Elimina o Qi Patogênico, regula a sudorese.
  • Dispersa o Vento Perverso (ponto principal).
  • Abre o tórax.
  • Alivia a dor de garganta.
  • Elimina Vento, Umidade e Calor na face do Pulmão.
  • Controla a área do Pulmão, garganta, nariz, cabeça.
  • Promove o peristaltismo intestinal.
  • Regula e clareia o Qi do Ren Mai.
  • Abre a Via das Águas, beneficia a Bexiga.
  • Tonifica o Qi do corpo e harmoniza o Shen.
  • Efeito psicológico, libera a tensão emocional.

Indicações

  • Cefaleia, rigidez da nuca, gripe, resfriado, tosse, asma, asma brônquica, bronquite, dispneia, aversão ao frio, pulso flutuante, urticária, angina, hemicrania, dor e/ou fraqueza no punho e cotovelo, ombro e pescoço, paralisia facial, desvio da comissura da boca e dos olhos, espasmo facial, neuralgia do trigêmeo, trismo, odontalgia, alergia, sinusite, rinite crônica, tensão nos ombros, respiração superficial, lombalgia, dor e edema na garganta, dor na palma da mão, patologia dos tecidos moles que rodeiam o punho, desmaio, fraqueza, anodmia, tristeza, introspecção, depressão, vazio ou opressão torácica, astenia geral, pés e mãos frios ou quentes, amenorreia, secura na garganta e olhos, polaciúria, disúria, constipação, espirros, amnésia, convulsão infantil, transtornos mentais, transtornos mentais depressivos e maníacos, lamentos, risos incessantes e alucinações.

Localização (GIR)

  • Na face radial do antebraço, 1,5 cun acima da prega do punho lateralmente à artéria radial, numa pequena depressão entre o músculo braquiorradial e o tendão do músculo abdutor longo do polegar, proximal à apóise estilóide do rádio.

Punção

  • 0,2 a 0,3 cun inserção oblíqua em direção à articulação do cotovelo.

Comentários

    O nome desse ponto, “Sequencia Rompida” é um termo ancestral para raio. Esse nome pode ser entendido de três maneiras: i - a sensação elétrica que pode ser gerada quando inserimos uma agulha nesse ponto; ii - a habilidade de P-7 (Lieque) em aliviar o peso e opressão do peito da mesma maneira que uma tempestade de raios limpa o céu; iii - a bifurcação súbita do Canal do Pulmão (Fei) nesse ponto. É notável que várias conexões dos pontos Luo (conexão) - por exemplo E-40 (Fenglong), B-58 (Feiyang) R-4 (Dazhong) – são localizados em locais aonde o Canal muda repentinamente de direção, e no caso de P-7 (Lieque) esse deslocamento chega quase tão longe quanto o ao caminho do Canal do Intestino Grosso (Dachang), enfatizando a afinidade que esse ponto apresenta com o Canal acoplado Yang do Pulmão (Fei).

    P-7 (Lieque) foi incluído por Ma Dan-Yang, o grande médico da dinastia Jin, entre os “Onze Pontos Estrela do Céu”, seu grupo de pontos de acupuntura mais importantes, e era indicado por ele para dor de cabeça unilateral, obstrução dolorosa de vento e entorpecimento de todo o corpo, obstrução de fleuma na parte superior do corpo e trismo.

    A “Gloriosa Antologia da Acupuntura e Moxabustão” escrita pelo autor Gao Wu, da dinastia Ming inclui P-7 (Lieque) entre os “quatro pontos de comando” (para distúrbios da cabeça e nuca). No cântico do “Rio Obstruído” o uso de P-7 (Lieque) é referenciado como um dos “oito métodos terapêuticos”. Nessa descrição da aplicação dos oito pontos de confluência dos Vasos Extraordinários para tratar sintomas específicos e áreas do corpo, P-7 (Lieque) é indicado para distúrbios da região da cabeça, rebelião e bloqueio de fleuma e garganta seca.

    A clara ênfase na habilidade de P-7 (Lieque) para tratar as regiões da cabeça e pescoço em cada um desses grupos de três pontos é surpreendente, já que o Canal do Pulmão (Fei) não ascende mais que a garganta. O efeito de P-7 (Lieque) na região da cabeça como um todo pode, contudo, ser explicada pelos seguintes fatores: i. a ação de P-7 (Lieque) em expelir e pacificar o vento que tem por natureza atacar a parte superior do corpo, e ii. a próxima conexão existente entre P-7, o ponto Luo (Conexão) do Canal do Pulmão (Fei), e seu acoplado interior-exterior, Intestino Grosso (Dachang), que ascende à cabeça.

    P-7 (Lieque) é um importante ponto no tratamento de distúrbios de Vento, seja por origem interior ou exterior. De acordo com o Eixo Espiritual e o Essential QuestionsTaiyin é a abertura, Jueyin é o fechamento e Shaoyin é o eixo”. O Pulmão (Fei) (Taiyin), que comunica-se diretamente com o exterior por meio da respiração, e indiretamente através de seu próximo relacionamento com a pele de todo o corpo, é o mais aberto e vulnerável dos Zang aos ataques patogênicos exteriores. Quando o Vento Exterior patogênico, combinado com Calor, Frio ou secura, ataca a parte superficial do corpo, tem os três efeitos principais: i. pode obstruir o Wei Qi (defensivo) e comprometer a função de difusão do Pulmão (Fei), dando origem aos sinais clássicos dos padrões exteriores como calafrios e febre, dor de cabeça, dores no pescoço, ombros e costas, etc., ii pode comprometer a função de descendência do Pulmão (Fei), resultando em tosse, chiado e asma, e iii. pode interferir na função do Pulmão (Fei) de regular as vias das águas e descender os fluidos para a Bexiga, resultando em edema agudo dos membros. P-7 (Lieque) não é apenas o ponto Luo (conexão) do Canal do Pulmão (Fei), comunicando-se entre o Canal Yang do Intestino Grosso (Dachang), mas também é o ponto onde uma ramificação do Canal Principal do Pulmão (Fei) diverge para conectar-se com IG-1 (Shangyang) no dedo indicador. Por essa próxima conexão entre o par Yang (exterior) do Canal do Pulmão (Fei), P-7 (Lieque) é o ponto que tem mais ação exterior dos pontos do Canal do Pulmão (Fei) e é o ponto principal no Canal para liberar o exterior, promover a função de dispersar e descender do Pulmão (Fei), e regular as vias das águas. “Vento é caracterizado por dispersão para cima e para fora”. Este dito da medicina chinesa quer dizer que o vento tende a atacar a parte superior e exterior do corpo. Bem como a liberação do vento para o exterior, P-7 (Lieque) é capaz de limpar ambos ventos, exterior e interior, da cabeça e parte superior do corpo nos tratamentos de paralisia facial, trismo, epilepsia, dor de dente e dor de cabeça. Sua habilidade de tratar a cabeça, em particular a área facial Yangming, novamente reflete sua conexão próxima ao Canal do Intestino Grosso (Dachang), um conceito enfatizado no Guide to the Classic Acupuncture, que diz: “os pontos Luo (conexão) estão localizados entre dois canais … se eles são punturados, sintomas de canais relacionados interior-exteriormente podem ser tratados”. A ação de expelir o Vento de P-7 (Lieque) também é refletida no seu uso clássico nos tratamento de Obstrução Dolorosa por Vento e entorpecimento de todo o corpo.

    A habilidade de P-7 (Lieque) de pacificar o Vento interior é complementar à sua ação de descender o fleuma. Vento Fleuma (a combinação de Vento Interior e Fleuma) é um padrão comum em distúrbios como epilepsia, trismo, paralisia facial e hemiplegia para os quais este ponto é indicado. Em distúrbios do Pulmão (Fei), falha no Pulmão (Fei) em dispersar e descender os fluidos corpóreos e acúmulo de fleuma no peito, P-7 (Lieque) é também indicado para tosse com catarro e vômitos de saliva espumante.

    Desde os primeiros tempos, P-7 (Lieque) é um importante ponto no tratamento de dores de cabeça, por exemplo o Poema do Brilho Espiritual diz “no tratamento de dor de cabeça, seja de um lado ou não, atenuar P-7” . Enquanto sua ação pode ser explicada parcialmente pela habilidade de P-7 (Lieque) em expelir e pacificar o Vento, bem como sua conexão com o Canal do Intestino Grosso (Dachang), este é um exemplo predominante dos frutos de longa observação empírica. P-7 (Lieque) é o ponto de confluência do Vaso Concepção, que ascende ao longo da linha média anterior do corpo e está intimamente relacionado com o útero e os órgãos geniturinários. Abrindo e regulando o fluxo de Qi no Vaso Concepção, P-7 (Lieque) é capaz de tratar sintomas como retenção de líquidos e feto morto, dor dos órgãos genitais e urinários. Seu efeito sobre uma vasta gama de distúrbios urinários, tais como sangue na urina e urina quente, urinação dolorosa e difícil, e ainda reflete a importante função do Pulmão (Fei) de regular as vias das águas, especialmente descendendo os fluidos para a Bexiga.

    P-7 (Lieque) comparte com outros pontos Luo (conexão) dos Canais Yin - BP-4 (Gongsun), C-5 (Tongli), R-4 (Dazhong) F-5 (Ligou) e P-6 (Neiguan) - a habilidade especial de tratar distúrbios psico-emocionais, e é indicado para a propensão ao riso, bocejo frequente e especialmente para memória fraca.

    Quando os distúrbios do Pulmão (Fei) estão presentes, P-7 (Lieque) trata calor nas palmas e dor no ombro, mas é particularmente importante para dor na articulação do polegar e dedo indicador. Para esse efeito inserir agulha em direção à mão e manipular para transmitir a sensação para a área doente, enquanto para todos os outros fins, P-7 (Lieque) é geralmente punturado em direção ao cotovelo.

    Finalmente, o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão dá indicações específicas para o Excesso e Deficiência dos pontos Luo (conexão). No caso de P-7, esses são o Calor no peito e nas costas, suores, inchaço súbito nos quatro membros (Excesso); tremores e frio no peito e costas, deficiência de Qi e falta de ar (Deficiência).

    Deadman - A Manual of Acupuncture
loading...
loading...
loading...
Nova App para Android
Get it on Google Play