Ponto P-5 (Chize) Lago do Cotovelo

Canal Pulmão (Fei) - Shou Tai Yin Fei Jing - 手太陰肺經

Características

  • Ponto He (Mar).
  • Ponto Água.
  • Ponto de sedação.
  • Ponto de dispersão.
  • Ponto local para o cotovelo.

Funções energéticas

  • Dissipa, elimina o Calor e Vento-Calor do Pulmão.
  • Faz circular Qi para baixo.
  • Promove a dispersão do Yang Qi excessivo no Pulmão.
  • Alivia a plenitude de Qi do tórax.
  • Regula e abre a Via das Águas.
  • Expele fleuma.
  • Beneficia a Bexiga.
  • Dispersa o Calor do Jiao Superior.
  • Relaxa os tendões do braço ao longo do Canal do Pulmão e beneficia o cotovelo.

Indicações

  • Tosse, asma, dispneia, hemoptise, pneumonia, pleurisia, catarro hemoptoico, hematêmese, expectoração amarela, sede, epicondilite, bronquite, coqueluche, tosse com expectoração profusa e branca e calafrios, dor e edema na garganta, dor e opressão torácica, plenitude torácica, edema e dor do cotovelo e braço, agitação psíquica, irritabilidade, preocupação, tristeza, febre vespertina, febre recorrente, retenção urinária, convulsão infantil, coma infantil, mastite aguda, erisipela.

Localização (GIR)

  • Radial ao tendão do bíceps, na prega do cotovelo.

Punção

  • 0,5 a 1 cun perpendicular ou sangrar com agulha triangular.

Precauções

  • Cuidado para não acertar a veia cubital nem o nervo radial.

Comentários

    P-5 (Chize) é o ponto água e ponto He (Mar) do Canal do Pulmão (Fei). Sua ação principal é limpar todas formas de Calor (seja por excesso ou deficiência) do Pulmão (Fei) e descender o Qi do Pulmão (Fei).

    Calor excessivo no Pulmão (Fei) pode ser causado por fatores internos ou externos. Fatores internos incluem fumo, consumo excessivo de comida condimentada, gordurosa e apimentada e álcool, transformação de longa retenção de Fleuma Umidade em Fleuma Calor, e invasão pelo Fogo do Fígado (Gan). Fatores externos incluem Vento Frio patogênico ou Vento Calor penetrando o Zang Pulmão (Fei) e transformando-se em Calor. Calor deficiente no Pulmão (Fei) pode ser causado pelo esgotamento e exaustão do Yin do Pulmão (Fei) e do Rim (Shen), ou por dano ao Yin do Pulmão (Fei) por ataque longo ou excessivo de Calor.

    A presença de qualquer forma de Calor no Pulmão (Fei) perturbará sua função de descender o Qi e levará a sintomas de rebelião do Qi do Pulmão (Fei) como tosse, respiração curta, bufar e asma. Em casos de Calor excessivo pode haver tosse de catarro, agitação e peito cheio, enquanto em casos de Calor deficiente pode haver febre baixa, boca e língua secas.

    Mesmo sendo igualmente aplicável para Calor por excesso ou deficiência, a combinação de P-5 (Chize) com outros pontos determinará a abordagem necessária dessas duas condições.

    No caso de Calor por excesso, caracterizado por peito cheio e expectoração de catarro amarelo, verde ou marrom, pode ser combinado com pontos para transformar a mucosidade e limpar o Calor, como E-40 (Fenglong) e P-1 (Zhongfu). No caso de Calor por deficiência, caracterizado por boca e língua secas e febre baixa, pode ser combinado com pontos para nutrir o Yin e umedecer o Pulmão (Fei), como P-9 (Taiyuan), B-43 (Gaohuangshu) e R-3 (Taixi).

    De acordo com o Clássico das Dificuldades, Pontos He (Mar) são indicados para “o Qi contracorrente e diarréia”, enquanto o Eixo Espiritual diz “nas desordens do Estômago (Wei) e desordens provenientes de alimentação irregular, usar o ponto He (mar)”. O Pulmão (Fei) e o Estômago (Wei) dominam a descendência, enquanto o Canal do Pulmão (Fei) surge no Jiao médio, na região do Estômago (Wei). Além de descender o Qi rebelde, P-5 (Chize) também trata vômitos por Qi rebelde do Estômago (Wei), assim como diarréia e distensão abdominal.

    No Discourse Into the Origins and Development of Medicine diz-se: “O Pulmão (Fei) é o Zang delicado, nem Calor nem Frio são apropriados... muito calor e o Fogo derreterão o Metal e o Sangue se agitará”. Calor no Pulmão (Fei), seja por deficiência ou excesso, pode agredir os vasos sanguíneos e dar origem a hemorragias, caracterizado por sangue com catarro ou nariz sangrando. Além de ser indicado para o sangramento induzido por Calor no Pulmão (Fei), devido a sua ação secundária de descender o Qi do Estômago (Wei), P-5 (Chize) também pode ser usado para casos de vômito de sangue. O "Song of Points for Miscellaneous Diseases" afirma : "Em casos de vômito de sangue, a ação de P-5 (Chize) é sem comparação”.

    A estreita relação do Pulmão (Fei) com os líquidos corpóreos é enfatizada em dois provérbios da Medicina Chinesa: “O Pulmão (Fei) é a fonte superior de água” e: “O Pulmão (Fei) domina o movimento da água”. Se o vento patogênico exterior obstruir as funções do Pulmão (Fei) de regular as passagens da água e descender os líquidos corpóreos, haverá retenção urinária, assim como inchaço nos quatro membros. Se o Pulmão (Fei) estiver deficiente, haverá enurese ou urina frequente. P-5 (Chize) é indicado nesses dois padrões.

    O Pulmão (Fei) e o Coração (Xin) dominam o Jiao superior e compartilham um relacionamento íntimo. O "Warp and Woof of Warm Febrile Disease" diz: “O Pulmão (Fei) e o Coração (Xin) são conectados mutuamente; quando há Calor no Pulmão (Fei) esse facilmente penetra o Coração (Xin)”. Quando o Calor do Pulmão (Fei) é transmitido ao Coração (Xin), haverá agitação, enquanto se o Calor condensar o Sangue e der origem a estagnação de Sangue, haverá dor no Coração (Xin). Nessas duas situações P-5 (Chize) é indicado.

    Ocupando uma posição central ao longo do Canal do Pulmão (Fei), P-5 (Chize) tem um efeito importante na parte superior do braço, e é indicado em desordens do Canal no ombro, cotovelo e mão, caracterizadas por dor e movimentos restritos. Dor migratória caracterizada por ataque de Vento Umidade é conhecida como síndrome da obstrução dolorosa, e assim como é indicado para síndrome da obstrução dolorosa no braço e cotovelo, P-5 (Chize) aparece nas combinações clássicas para síndromes de obstrução dolorosa por todo o corpo. Muitos clássicos mencionam particularmente a habilidade de P-5 (Chize) para relaxar contrações dos tendões, por exemplo em Song of the Jade Dragon diz “Na contração dos tendões, com dificuldade em abrir e estender a mão, o uso P-5 (Chize) deve ser sempre ressaltado”. Seu uso no tratamento de dor e contração do cotovelo é evidente, e é especialmente útil no tratamento de cotovelo de tenistas, em lugar do IG-11 (Quchi), como a agulha inserida em P-5 (Chize) pode ser mais facilmente direcionada à área do foco da dor.

    P-5 (Chize) também é indicado para inchaço e dor no calcanhar, refletindo o uso comum do método “conexão cruzada” de agulhamento da articulação equivalentemente posicionado no membro superior para tratamento de distúrbios do membro inferior e vice-versa.

    Curiosamente, P-5 (Chize) também trata “os cinco tipos de dor lombar”. Em certo sentido, este ponto localizado na flexão da articulação do cotovelo, pode ser visto como o equivalente nos membros superiores ao B-40 (Weizhong), que está localizado na flexão da articulação do joelho e é muito utilizado para a dor lombar.

    Deadman - A Manual of Acupuncture
loading...
loading...
loading...
Nova App para Android
Get it on Google Play