Canal Estômago (Wei) - Zu Yang Ming Wei Jing - 足陽明胃經

Trajeto

Inicia-se na face lateral da asa nasal (IG-20), ascende ao longo do nariz em um ramo interno até abaixo do globo ocular, aonde externaliza-se, vai para a lateral ao longo do nariz e penetra novamente, passando pelas gengivas superiores, corre ao redor dos lábios pelo lado posterior da bochecha. Segue até a frente da orelha e pelo contorno da linha dos cabelos, alcançando a fronte. Um ramo desce através da garganta até a região da fossa supraclavicular em E-12. Internamente o canal atravessa o diafragma, penetra no Estômago e conecta-se com o Baço e sai novamente na região inguinal. Um ramo flui externamente em direção descendente saindo da fossa supraclavicular, passando pelo peito e abdome na linha do mamilo, unindo-se, em E-30, à outra porção do canal. Continua a descer, passando pelo joelho e borda anterior lateral da tíbia, atravessa o dorso do pé e alcança a face medial do dedo médio do pé, um ramo do dorso do pé vai para o artelho maior, onde se conecta com o Canal do Baço.

Trajeto Canal Luo

Origina-se na lateral da parte baixa da perna em E-40 (Fenglong), atravessa a parte medial da perna e se une ao Canal do Baço, ascende pela perna e tórax chegando ao pescoço e cabeça aonde se converge com o Qi dos demais Canais Yang, de onde viaja internamente para terminar na garganta.

Trajeto Canal Divergente

Origina-se de ramificações do Canal principal no meio da coxa, ascende e penetra o abdômen, atravessa o Estômago e dispersa-se no Baço, ascende penetrando no Coração, ascende pelo esôfago e emerge na boca, continua pelo nariz até conectar-se com o olho e logo une-se com o Canal principal do Estômago.

Pontos - localização, funções energéticas e indicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *