A Acupuntura (do latim acus – agulha e punctura – punção) é uma importante parte da Medicina Tradicional Chinesa, sua origem e história remontam a mais de três mil anos. Seu procedimento consiste no estímulo, através da inserção de agulhas, em determinados pontos na superfície do corpo, onde estão localizados os Canais (ou Meridianos) – as vias de circulação da energia vital. Tais áreas podem ser estimuladas também a partir de pressão, massagem, ventosas, moxabustão (estímulo feito pelo calor produzido a partir da combustão da erva Artemísia sinensis ou Artemísia vulgaris), também pode-se fazer o uso de laser e eletroacupuntura.
A Acupuntura é usada no tratamento e prevenção de diversas enfermidades, alívio da dor, questões psicoemocionais e melhora do estado geral do paciente.
Esta arte milenar possui princípios que diferem dos padrões de pensamento ocidental, baseia-se na visão do universo como um todo, composto de partes interligadas e interelacionadas, em constante movimento e mutação, processos dos quais o homem é parte integrante. Esta visão holística permite compreender e tratar o indivíduo como um todo, que está em direta relação e reflete em si os processos e ciclos da natureza.