Ponto VB-13 (Benshen) Origem do espírito

Canal Vesícula Biliar (Dan) - Zu Shao Yang Dan Jing - 足少陽膽經

Características

  • Ponto de cruzamento com o Yang Wei Mai.
  • Ponto de encontro dos três Canais Tendinomusculares do braço.

Funções energéticas

  • Acalma as convulsões.
  • Cessa a vertigem.
  • Dispersa a Umidade-Calor, o Vento e o Frio.
  • Acalma a Mente e assenta a Alma Etérica (Hin) .
  • Alivia a cefaleia.
  • Eleva o Jing (Essência) à cabeça.

Indicações

  • Comportamento maníaco, pavor
  • Dor de cabeça, tontura
  • Epilepsia, hemiplegia, convulsões
  • Vômito de saliva espumosa, epilepsia com espuma na boca

Localização (LPA)

  • Na cabeça, 0,5 cun acima da linha anterior da implantação do cabelo, 3 cun laterais ao VG-24 (Shenting), na junção dos dois terços medial com o terço lateral da linha que liga VG-24 (Shenting) a E-8 (Touwei).

Punção

  • 0,5 a 0,8 cun inserção horizontal.

Comentários

    VB-13 (Benshen) é um ponto muito importante para problemas mentais e emocionais. É bastante usado no tratamento psiquiátrico para esquizofrenia e dupla personalidade, combinado com C-5 (Tongli) e VB-38 (Yangfu). Também é indicado quando a pessoa tem sentimentos persistentes e sem razão de ciúmes e suspeitas.

    Além dessas características mentais, ele tem um forte efeito de acalmar a Mente, assentando a Alma Etérea (Hun) e aliviando a ansiedade derivada de preocupação constante e pensamentos fixos. Seu efeito é maior se for combinado com DU-24 (Shenting).

    Seu profundo efeito mental e emocional também é devido a sua ação de “reunir” a Essência (Jing) na cabeça. A Essência do Rim (Shen) é a raiz do nosso Qi Pre-Celestial, e é a base da nossa vida mental e emocional. Uma Essência forte é pré-requisito para uma Mente (Shen) clara e uma vida emocional equilibrada. O significado do nome desse ponto é “Origem do Espírito”, ou seja, esse ponto reúne a Essência que é a raiz da Mente (Shen) e Espírito. A Essência do Rim (Shen) é a fonte da Medula Óssea, que preenche o cérebro (chamado Mar da Medula Óssea): VB-13 (Benshen) é um ponto onde a Essência (Jing) e a Medula Óssea se reúnem. O “Grande Dicionário da Acupuntura”, diz que esse ponto “faz a Mente (Shen) retornar à sua raiz”, a “raiz” da Mente (Shen) é a Essência (Jing), portanto, esse ponto “reúne” a Essência (Jing) para o cérebro e afeta a mente. Como ele se conecta à Mente (Shen) e à Essência (Jing), ele também trata Coração (Xin) e Rim (Shen) e, portanto, a Mente (Shen) e a Força de Vontade (Zhi): por essa razão é um ponto importante no tratamento da depressão.

    Quando combinado a outros pontos para tratar a Essência (Jing), como REN-4 (Guanyuan), VB-13 (Benshen) atrai a Essência (Jing) para a cabeça, com o efeito de acalmar e reforçar e a clareza da mente, memória e força de vontade. A conexão entre VB-13 (Benshen) e a Essência (Jing) é confirmada pelo texto “Um Inquérito Sobre Acupuntura Chinesa”, que apresenta entre as indicações deste ponto: “sangramento menstrual excessívo, impotência e emissão seminal”.

    VB-13 (Benshen) também subjulga o Yang do Fígado (Gan) e pode, portanto, ser usado como um ponto local para dores de cabeça crônicas de Yang do Fígado (Gan) em Ascensão. Ele também extingue Vento Interno e é eficaz nas paralisias por Vento e epilepsia. Finalmente, ele resolve Fleuma no contexto dos distúrbios mentais-emocionais ou epilepsia, ou seja, ele abre os orifícios da Mente quando estes estão obscurecidos por Fleuma. O “Explicação dos Pontos de Acupuntura” diz: “As indicações de VB-13 (Benshen) mostram que ele elimina os fatores patogênicos dos três - Vento, Fogo e Fleuma - do Yang Menor, nesses casos esse ponto deve ser sedado”.


    Maciocia, Giovanni - http://maciociaonline.blogspot.com/2009/06/my-favourite-point-gb-13-benshen-spirit.html
loading...
loading...
loading...
Nova App para Android
Get it on Google Play