As Substâncias Vitais

Qi

O Qi é a base das outras substâncias, que são manifestações suas em diferentes graus de materialidade. Sua tradução aproximada seria “energia”, “força vital”, dentre outras, pois se trata de um conceito amplo, visto que o Qi se manifesta de diversas formas no organismo, com diversas funções como: transformação, transporte, manutenção, ascendência, proteção e aquecimento. Num sentido mais abrangente, ele é base para os fenômenos do universo como um todo.
De acordo com sua localização e função no corpo, o Qi se manifestará como:

  • Gu Qi - energia dos alimentos, primeira fase da transformação dos alimentos em Qi.
  • Zheng Qi - energia verdadeira, é a união do Ying Qi com Wei Qi.
  • Ying Qi - energia de nutrição, encontrado predominantemente no interior do organismo, é a principal energia de circulação nos Canais Principais.
  • Wei Qi - Qi defensivo, predominantemente aparece no exterior do organismo, com a função de proteger e aquecer o corpo, além de controlar os poros, transpiração e lustro dos pelos.
  • Zhong Qi - energia do tórax, nutre o Coração (Xin) e o Pulmão (Fei) , promovendo a respiração e os batimentos cardíacos.
  • Yuan Qi - energia original, é a Essência (Jing) em forma de Qi, estimula e impulsiona as atividades vitais do organismo.
  • Qing Qi - energia do céu, ar.
  • Xie Qi - energia perversa.

Jing 精 (Essência)

Jing é a Essência, um tipo de energia fundamental na fisiologia orgânica que reside no Rim (Shen). O Jing determina as fases de crescimento, desenvolvimento, reprodução, e também concepção e gravidez, e é composto por dois aspectos:

  • Jing Pré-Natal – é a Essência inata, ancestral, que determinará a constituição básica e a vitalidade do indivíduo. Esta fração do Jing não pode ser reposta ao longo da vida, já que se nasce com uma quantidade específica dela, proveniente dos pais, mas pode ser cuidada adequadamente através de hábitos saudáveis de alimentação, respiração, vida sexual, dentre outros fatores.
  • Jing Pós-Natal – é a Essência adquirida através dos alimentos, líquidos e também da respiração (ar), a partir dos quais o Qi será produzido no organismo. Está ligado diretamente ao Baço (Pi) e Estômago (Wei), devido a suas funções na digestão e transformação dos alimentos e bebidas.

Jin Ye 津液 (Líquidos Corpóreos)

Os Líquidos Corpóreos (Jin Ye) são provenientes dos alimentos e líquidos e formados a partir de diversos processos de transformação e separação, ao fim do qual se dividem em duas porções:

  • Jin é a fração Yang, mais sutil, dos Líquidos Corpóreos, circula na parte externa do corpo juntamente com o Wei Qi, com a função de nos nutrir e umedecer pele, músculos, ligamentos e tendões.
  • Ye é a fração Yin, mais densa, do Jin Ye, circula na parte interna do corpo juntamente com o Xue e Ying Qi, com a função de umedecer e nutrir Zang Fu (órgãos e vísceras), ossos, medula, articulações. Do Ye também fazem parte os dejetos (fezes e urina).

Xue 血 (Sangue)

Xue, traduzido aproximadamente como “sangue”, dentro da Medicina Tradicional Chinesa possui uma conotação diferente da ocidental, e não pode ser separado do Qi, que é quem o move. O Sangue possui a função de nutrir e umedecer o organismo, além de dar origem e suporte à Mente (Shen).

Shen 神 (Espírito/Mente)

Shen é a Mente, Espírito ou Consciência. Dentro da concepção oriental, reside no Coração (Xin), é o que confere a vitalidade, saúde mental e a força da personalidade. Pode ser percebido através do “brilho dos olhos”, determina o sono e o estado emocional do indivíduo.

San Bao (Três tesouros)

Jing (Essência), Qi, e Shen (Mente) são chamados de os “Três tesouros” (San Bao), correspondem ao Céu (Mente-Shen), Pessoa (Qi) e Terra (Essência-Jing).

Bibliografia

Maciocia, Giovanni - Os Fundamentos Da Medicina Chinesa
Chonghuo, Tian - Tratado De Medicina Chinesa
loading...
loading...
loading...
Nova App para Android
Get it on Google Play