As Causas das Enfermidades

Os Seis Fatores Patogênicos (Causas Externas)

  • Vento
  • Frio
  • Calor do Verão
  • Umidade
  • Secura
  • Fogo

Eles têm as seguintes características patogênicas:

Relacionam-se às estações ou ao ambiente de trabalho.

Por exemplo, geralmente há doenças de Vento na primavera, de Calor-Verão no verão, de Umidade no fim do verão e início do outono, de Secura no outono e de Frio no inverno. Além disso, aquelas pessoas que vivem algum tempo em um ambiente úmido tendem a ser afligidas com mais facilidade pela Umidade patogênica, e aquelas que trabalham por um longo período em um ambiente de temperaturas elevadas tendem a ser facilmente afligidas pelo Calor-Secura patogênico ou pelo Fogo patogênico.

Todos os fatores trabalham sozinhos ou combinados com outro ou mais fatores no ataque ao corpo.

Tais síndromes como o Frio comum do tipo Vento-Frio, diarreia de Calor-Umidade, bloqueio de Vento-Frio-Umidade são exemplos de problemas de saúde causados por uma combinação de fatores.

No decurso da enfermidade causada, qualquer dos seis fatores pode influenciar os outros e pode ainda se transformar em outro tipo de mal sob certas condições.

Por exemplo, o Frio patogênico que entra no interior do corpo pode se transformar em Calor patogênico, e o Calor-Verão de longa persistência com Umidade pode se transformar em Secura patogênica.

Os seis fatores climáticos adentram o corpo e causam disfunções principalmente através dos espaços localizados entre a pele e os músculos, ou por aberturas como nariz e boca. Por essa razão, eles também são chamados "os seis fatores exógenos ou externos".

TABELA
Mal Elemento Estação
Vento Madeira Primavera
Frio Água Inverno
Calor-Verão Fogo Verão
Umidade Terra Fim de Verão
Secura Metal Outono

Condições Especiais

Os seis fatores patogênicos não afetam todas as pessoas da mesma forma. Com efeito, excepcionalmente, pessoas sadias não são adversamente afetadas por qualquer deles. Um "excesso de Fator Patogênico" atacará o corpo apenas quando e onde este se encontre fraco e somente quando o Qi protetor esteja deficiente em alguma parte ao longo da superfície do corpo. Uma das propostas da medicina preventiva é manter o corpo resistente a tais ataques externos.

Doenças dos seis fatores são mais prováveis de acontecer principalmente sob condições climáticas anormais, quando o corpo está preparado para a estação dominante e repentinamente enfrenta uma força oposta. Períodos de frio repentino no meio do verão, por exemplo, causam com freqüência epidemias de gripe. Igualmente, pessoas que viajam ou se deslocam de um lugar frio, seco para um clima quente, úmido são mais vulneráveis à invasão por excessos climáticos locais que os nativos da região.

A peste foi o principal problema durante os tempos passados. Dessa forma, a TCM aprendeu acerca de disfunções epidêmicas desde cedo, sendo os fatores patogênicos responsabilizados por isso. A pestilência é um tipo de fator patogênico com intensa infecciosidade. Ataques de fatores patogênicos estão, com efeito, relacionados a climas inusuais como secas, inundações, calor extremo e também à poluição. As epidemias ocorrem subitamente com sintomas severos e são altamente contagiosas.

寒 Frio

Cenário de inverno: a exposição ao frio externo pode levar a resfriamento do corpo. O Frio emocional está associado ao medo, tanto para o pensamento chinês quanto para o ocidental.

O Frio está associado ao elemento Água e predomina no inverno. Pertencente à Água, Frio é um "Yin-patogênico" que geralmente fere o Yang-Qi do corpo. Se o Frio entra na superfície exterior do corpo, produz sintomas de febre, aversão ao frio, dor de cabeça e dores no corpo. Se ele atinge os meridianos, gera cãibras musculares e dores nos ossos e articulações. Se penetra até os órgãos internos, o excesso de Frio causa diarreia, vômitos, dores abdominais e ruídos intestinais. O "Frio interior", uma vez mais não relacionado ao tempo, geralmente é causado por uma deficiência da energia Yang no Estômago e Baço, induzindo sintomas de resfriado interno como náuseas, diarreia, frio nos membros e uma compleição pálida. O consumo excessivo de alimentos frios ("frio" no sentido de energia, e não de temperatura) pode também levar ao Frio interior. Alguns exemplos de alimentos frios são chá verde , berinjela, tomate , aipo e cevada.

Características do Frio Patogênico:

Sendo um Yin-patogênico, o Frio tende a prejudicar o Yang-Qi.

É da natureza do Frio congelar e estagnar.

É da natureza do Frio contrair e encolher.

暑 Calor-Verão

O Calor-Verão pertence ao elemento Fogo e é predominante durante o verão. Os principais sintomas do Calor-Verão são o excesso de calor corporal, sudorese profusa, boca e garganta secas, constipação e palpitações cardíacas. Quando o Calor-Verão se combina com a Umidade, produz dores abdominais, vômitos e espasmos intestinais.

Características do Calor-Verão patogênico:

Calor-Verão pertence aos fatores Yang e é quente por natureza.

O Calor-Verão mal se caracteriza pela ascensão e dispersão. Pode consumir Qi (energia vital) e prejudicar o fluidos corpóreos. O Calor-Verão patogênico com frequência se combina com Umidade patogênica.

湿 Umidade

Acredita-se que um clima úmido causa reumatismo.

A Umidade está associada ao elemento Terra e é mais ativa no final do verão. Indisposições de Umidade excessiva podem ser induzidas pela exposição súbita a neblina ou névoa, imersão em água ou exposição à chuva e por residir em locais de climas excessivamente úmidos. Os sintomas - letargia, dores nas articulações e sensação de peso no peito - são caracteristicamente pesados e lentos em sua natureza e tendem a bloquear o fluxo de energia através do corpo. A "Umidade interior" é causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, chá e melões frios e de alimentos doces e/ou gordurosos. Estes impedem as funções do baço e causam sintomas de inchaço abdominal, vômito e diarreia.

Características da Umidade patogênica:

A Umidade patogênica está relacionada ao peso e turvação.

A Umidade patogênica pertence ao Yin-patogêncio e tende a perturbar as atividades funcionais do Qi (energia vital), ferindo o Yang-Qi. A Umidade se caracteriza pela rigidez e estagnação.

A Umidade tende a descer e atacar os locais Yin do corpo.

燥 Secura

Secura excessiva fere facilmente os pulmões.

A Secura pertence ao elemento Metal e tem predominância durante o outono. Dividi-se em dois tipos: "Secura-Frio" e "Secura-Calor", dependendo de diferentes condições. Secura excessiva fere facilmente os pulmões, causando sintomas de tosse pesada, sangue no catarro, nariz e garganta secas e dores no peito. A Secura patogênica também é prejudicial para o equilíbrio dos fluidos corpóreos. A "Secura-interior" é causada por perda excessiva de líquidos devida ao excesso de sudorese, vômitos, sangramento e diarréia. O uso de medicamentos à base de plantas que induzem sudorese, vômitos ou purgação dos intestinos também pode provocar a Secura interior. Os sintomas característicos são pele seca, enrugada ou caída, cabelos e couro cabeludo secos, boca seca e lábios rachados, estômago seco e pesado, fezes secas.

Características da Secura patogênica:

A Secura tem uma natureza de sequidão e enrugamento e tende a prejudicar o corpo.

A Secura tende a prejudicar os pulmões.

火 Fogo

Quando diferentes fatores se tornam muito extremos, eles se transformam em Fogo patogênico.

Quando qualquer um dos cinco fatores torna-se demasiado extremo, muitas vezes ele se transforma em Fogo patogênico. Os sintomas são geralmente formas mais intensas daqueles associados com o mal original, além de sintomas de Calor extremo. O "Fogo interior" também pode ser causado por atividade emocional excessiva ou por abusos de comida, bebida e sexo. A raiva violenta, por exemplo, frequentemente provoca uma sensação de calor subindo a partir do abdômen superior, onde o Fogo do Fígado se encontra encoleirizado. Muita comida e bebida fortes provocam Fogo que se direciona ao estômago, enquanto tristeza profunda ou paixão, muitas vezes, fazem com que ele suba para os pulmões.

Características do Fogo patogênico:

O Calor de Fogo patogênico é um dos fatores Yang e arde para cima no corpo.

É provável que o Fogo consuma o Qi (energia vital) e prejudique os fluidos corpóreos.

O Fogo pode produzir vento e agitar o sangue.

O Fogo pode causar feridas e úlceras.

风 Vento

O Vento externo pode afetar os pulmões, enquanto o Vento interno é gerado principalmente pelo Fígado.

Pertence ao elemento Madeira e predomina na primavera. É considerado o Fator Patogênico preponderante. Na primavera, o corpo se encontra desacostumado a temperaturas quentes e os poros se dilatam facilmente, tornando mais fácil a entrada do excesso de Vento patogênico no corpo. O Suwen (O Livro das Questões Simples) diz: "O vento mal pode ocultar-se na pele. Isso causa sintomas de frio e sudorese quando o tecido subcutâneo está lânguido e causa sintomas de calor, mas não de sudorese, quando o espaço subcutâneo (ou seja, embaixo da pele) está fechado." Os sintomas de "dano de Vento" são tosse, nariz entupido e escorrendo, dor de cabeça, vertigem, espirros. O Vento frequentemente se combina com o Calor, "Vento-Calor", ou com o Frio, "Vento-Frio", dependendo do tempo, e tais Ventos provocam sintomas destes dois excessos. Há ainda um "Vento interior" não relacionado ao tempo que se origina no Coração, Fígado, ou Rins devido a desequilíbrios de energia. Sintomas de “danos de Vento interior” são vertigem, fraqueza, espasmos nervosos, visão turva e rigidez nos músculos e articulações.

Características do Vento patogênico:

O Vento é o principal Fator de todas as doenças.

O Vento patogênico possui uma capacidade de penetração.

O Vento é caracterizado pelo constante movimento, mobilidade e mutabilidade.

Dispersão para cima e para o exterior é um fator Yang patogênico.

O Vento, especialmente o Vento patogênico, ocorre em rajadas e é caracterizado por mudanças rápidas, dando origem a manifestações abruptas, dores migratórias e sintomas flutuantes. Por exemplo, as crises de dores reumáticas nas articulações e erupções cutâneas estão associadas a fatores de Vento.

As Sete Emoções (Causas Internas)

  • Raiva
  • Medo
  • Pavor
  • Tristeza
  • Alegria
  • Preocupação

Outras Causas de Enfermidades

  • Constituição fraca
  • Esforço ou trabalho excessivo
  • Atividade sexual excessiva
  • Dieta e nutrição
  • Trauma físico
  • Parasitas e venenos
  • Tratamento incorreto
loading...
loading...
loading...
Nova App para Android
Get it on Google Play