Canais Divergentes - Jing Bie

Os 12 Canais Divergentes partem dos Canais Principais, não possuem pontos próprios, mas completam a ação dos Canais Principais, conectando e suprindo áreas que este não alcamçam. Sua importância consiste principalmente em :

  • Fortalecer a relação entre os Canais Principais yin e yang e seus respectivos Zang Fu, pois também conectam os órgãos internos entre si e estabelecem ligações internas que os Canais Principais não realizam. Os Canais Divergentes yang ligam-se diretamente a seu órgão yang relacionado, e os três Canais Divergentes yin (Coração, Pulmão, Rim) ligam-se a seus respectivos órgãos yin.
  • Distribuir Qi e Xue para a face e a cabeça. Todos os Canais principais yang passam pela face e a cabeça, mas dentre os canais yin, apenas o Fígado e o Coração circulam neste locais. É a ligação dos Canais divergentes yin com os Canais Principais e Divergentes yang que torna possível a circulação de Qi e Xue dos Canais yin na cabeça e na face.

O trajeto dos Canais Divergentes ajudam a compreender a eficácia de alguns pontos de acupuntura muito comumente usados, como por exemplo a indicação de pontos do Canal do Estômago em desequilíbrios do Espírito, visto que o Canal divergente do Estômago penetra no Coração.

loading...
loading...
loading...
Nova App para Android
Get it on Google Play