Canais Curiosos

Os Canais Curiosos (ou Vasos Maravilhosos, Extraordinários), funcionam como reservatório de Qi dos Canais principais, podendo tanto absorver o excesso de Qi destes Canais, quanto transferir Qi para eles, nas condições de deficiência. São vasos que se relacionam estreitamente com os Rins, sendo que o Vaso Governador, Vaso Concepção e Vaso Penetrador têm origem nos Rins (conectam-se diretamente à Essência). O Yin Qiao Mai é uma extensão do Canal do Rim, assim como o Yang Qiao Mai é uma extensão do Canal da Bexiga. Além disso, Ying Wei Mai e Yang Wei Mai se originam, respectivamente, em pontos do Canal do Rim e da Bexiga. Devido a esta relação, eles contém e circulam o Jing (Essência) dos Rins, fazendo a integração entre a circulação de Qi e Jing no organismo.

Dentre os oito Canais Curiosos, apenas Du Mai e Ren Mai possuem pontos próprios, os demais tomam pontos emprestados dos Canais Principais.

Os Canais Curiosos podem seguir algumas distintas divisões, um agrupamento muito usado para o tratamento através deles é a divisão em pares de mesma polaridade:

Vaso Governador (Du Mai) e Vaso Yang do Calcanhar (Yang Qiao Mai) (ID3/B62)
Vaso Concepção (Ren Mai) e Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai) (P7/R6)
Vaso Penetrador (Chong Mai) e Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) (BP4/PC6)
Vaso da Cintura (Dai mai) e Vaso Yang de Conexão (Yang Wei Mai) (VB41/TA5)

Neste caso, quando se deseja ativar um Canal específico, utiliza-se o ponto de aberura do Canal desejado juntamente com o ponto de abertura de seu par correspondente.

Funções dos Canais Extraordinários

Vaso Governador (Du Mai)

Ponto de abertura: ID-3 (Houxi)

Chamado de "Mar dos Canais Yang", exerce grande influência sobre todos os Canais Yang, podendo ser utilizado para tonificar o Yang do corpo, do Rim e do Coração em particular, assim como controlar a hiperatividade do Yang, nutrir a coluna, o cérebro e a mente, expelir vento externo, dominar Vento interior, mover estagnação de Qi na região das costas, pescoço e cabeça, dentre outras funções.

Vaso Concepção (Ren Mai)

Ponto de abertura: P-7 (Lique)

Devido à sua influência em todos os Canais Yin do organismo, é chamado "Mar dos Canais Yin", nutre o Yin Qi, regulariza as funções reprodutivas, especialmente nas mulheres, podendo ser utilizado para regularizar a menstruação, fertilidade, gestação, parto e menopausa. Equilibra as emoções, move a estagnação do Qi na parte inferior do abdome, útero, mamas, Coração e Pulmão, além de remover a Umidade no Jiao Inferior.

Vaso Penetrador (Chong Mai)

Ponto de abertura: BP-4 (Gongsun)

Este vaso tem sua origem no Rim e possui conexão com o Estômago e Baço, fazendo a ligação entre o Qi Pré-Celestial e o Qi Pós-Celestial, dentre suas principais funções estão: mover a estagnação do Qi e do Sangue, nutrir o Sangue, regularizar útero e menstruação, movimentar o Sangue do Coração, acalmar as emoções.

Vaso da Cintura (Dai mai)

Ponto de abertura: VB-41 (Zulinqi)

Este é o único Vaso horizontal do corpo, possui forte relação com o Fígado e Vesícula Biliar, podendo ser usado para harmonizar estes órgãos, dispersar Fogo do Fígado, acalmar a hiperatividade do Yang do Fígado, dispersar Calor-Umidade dos órgãos genitais, tonificar os Canais do Estômago e Baço, além de ser usado em dores do quadril, dada sua localização.

Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai)

Ponto de abertura: PC-6 (Neiguan)

Faz a conexão entre todos os Canais Yin do corpo, tonifica o Yin e o Coração, equilibra a relação do Coração com o Rim, possuindo efeito tranquilizador sobre a mente. Indicado para Deficiência de Yin e Xue (Sangue), mover o Qi e o Xue na garganta, tórax e epigástrio.

Vaso Yang de Conexão (Yang Wei Mai)

Ponto de abertura: TA-5 (Waiguan)

Faz a conexão entre todos os Canais Yang, regula a parte lateral do corpo: pernas, tronco, pescoço,cabeça e ouvidos, podendo ser usado para dores nestas regiões e patologias auditivas, assim como é indicado em casos de Vento Calor e Hiperatividade do Yang do Fígado.

Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai)

Ponto de abertura: R-6 (Zhaohai)

Este Canal é uma extensão do Canal do Rim. Como seu trajeto ascende para os olhos, exercem nestes grande influência, sendo indicados para regular o sono, seja em caso de insônia ou sonolência. Regulam a parte interior das pernas, abdome e útero. Usados juntamente com o Yang Qiao Mai pode equilibrar os lados esquerdo e direito do corpo.

Vaso Yang do Calcanhar (Yang Qiao Mai)

Ponto de abertura: B-62 (Senmai)

Extensão do canal da Bexiga. Influencia a parte lateral das pernas, e assim como o Yin Qiao Mai, flui em ascendência para os olhos, geralmente usado em combinação com este Canal para equilibrar os aspectos do sono. Pode ser usado para expelir Vento exterior (Vento-Frio ou Vento-Calor), dominar o Yang na cabeça, Vento interno da cabeça, circular o Qi no Canal da Bexiga em caso de dores nas costas, quadril e pernas.

loading...
loading...