O Canal do Coração – mais que o Shen

Giovani Maciocia

Coração abriga o Shen e seu uso clínico mais importante é para os problemas emocionais e mentais. Este artigo explorará o uso clínico do canal do Coração para objetivos diferentes daqueles relacionados aos problemas mentais e emocionais. Os usos do canal do Coração para outros problemas do Shen que serão discutidos estão listados abaixo:

  • Comichão
  • A função sexual masculina
  • Conexão com o Útero em mulheres
  • Dores nas costas em homens
  • Náuseas, vômitos
  • Acalmar a asma
  • Tremores
  • Joelho
  • Olhos
  • Urinário

Os pontos do canal do Coração tem um efeito marcante para cessar o prurido (coceira). Os dois pontos principais para isso são C-7 Shenmen e C-8 Shaofu, sendo este último mais forte. Usar pontos do Coração para a coceira é equivalente a usar ervas que acalmam a mente e nutrem o coração (como Ye Jiao TengCaulis Polygoni multiflori, ou Bai Zi RenSemen Biotae orientalis) fazendo parar a coceira.

Parar a coceira é extremamente importante em em casos de eczema e é a primeira estratégia de tratamento que se deve adotar porque, como esta doença provoca coceira intensa, os arranhões resultantes perpetuam a enfermidade por provocar escoriações na pele e possíveis infecções.

Função Sexual nos Homens

canal do Coração está relacionado com o canal do Rim dentro dos canais Shao Yin. Ele também se relaciona indiretamente com os Rins através de Du Mai e Ren Mai, os quais fluem através do Coração, originando-se no espaço entre os Rins. Ambos, o Du e Ren Mai, tem uma profunda influência sobre a sexualidade e a função sexual, incluindo o desejo sexual, excitação sexual, ereção, manutenção da ereção e ejaculação. Além disso, o Chong Mai também se origina a partir do espaço entre os Rins e segue para o Coração e ele controla ainda os músculos zong do abdômen que muitos interpretam como sendo o pênis.

Assim, especialmente na sexualidade masculina, podemos considerar o Coração como um “Rim Superior”, influenciando muitas das funções sexuais. Se aceitarmos isso, é fácil ver como o estresse mental e emocional que afeta o Coração tem uma profunda influência sobre a função sexual nos homens.

Existe ainda uma outra importante ligação entre a função sexual masculina e o Coração através do Fogo Ministro do Ming Men. O Fogo Ministro é um tipo especial de Fogo que pode de fato gerar Água: assim, o Fogo e Água dentro dos Rins são inseparáveis e interdependentes. O Fogo Ministro aquece e nutre o Salão do Esperma: quando é deficiente, o Salão do Esperma torna-se frio e isso pode causar impotência ou falta de libido; quando é excessiva, ela se inflama e se eleva, afetando o Coração e o Pericárdio.

O Salão do Esperma, localizado no Dan Tian, é também chamado Bao, um termo que se aplica tanto a homens quanto a mulheres, sendo, portanto, muitas vezes erroneamente traduzido como “Útero” (Zi Bao é o Útero). Nas mulheres, o Útero corresponde ao Campo Inferior do Elixir (Dan Tian) que nos homens aloja o “Salão do Esperma”. O “Golden Mirror of Medicine” (Yi Zong Jin Jian, 1742) afirma: “O Du Mai surge dentro do abdômen inferior, externamente no abdômen, internamente no Bao (…) também chamado Dan Tian tanto em homens quanto em mulheres: nas mulheres é o Útero, nos homens é o Salão do Esperma”.

Esta passagem mostra claramente que Bao é uma estrutura comum em homens e mulheres, sendo o Útero nas mulheres e o “Salão do Esperma” nos homens. Os vasos extraordinários surgem a partir desta área. Podemos, pois, considerar o pericárdio (Xin Bao) e o Salão do esperma (Jing Shi, também chamado Bao) como dois centros de sexualidade, um no Aquecedor Superior, o outro no Aquecedor Inferior: é a coordenação destes dois centros que controla a sexualidade e, especificamente nos homens, libido, ereção, orgasmo e ejaculação.

Estes dois centros, o Coração e o Pericárdio acima e o Ministro Fogo dos Rins abaixo regulam a ascensão e descensão do Fogo e da Água e se nutrem mutuamente.

Assim, nos homens, podemos usar os pontos do canal do Coração para tratar disfunções sexuais como impotência ou ejaculação precoce, que muitas vezes se devem ao fato de o QI do Coração não descer para o Aquecedor Inferior, afim de se comunicar e conectar com os Rins. É por isso que, na maioria dos casos, todos os tônicos animais comuns Yang do Rim, como chifre de veado, o pênis do cão, pênis de foca ou cavalo-marinho, raramente têm muito efeito.

Os pontos principais para esta função são Shenmen C-7 e Shaohai C-3. Costumo combinar o ponto Shenmen C-7 com os pontos abertos do Du Mai. Um exemplo de uma combinação de pontos para um homem que se queixa de impotência ou ejaculação precoce, num contexto de problemas mentais e emocionais, seria Houxi ID-3 à esquerda, Shenmai B-62 à direita, Shenmen C-7 à direita e Taichong F-3 à esquerda se o pulso é Corda; ou Taixi R-3 se há também uma deficiência renal e o pulso é fraco e fino.

Conexão com o Útero

Coração está intimamente ligado com o Útero através do Vaso do Útero (Bao Mai) e isso explica a profunda influência de problemas mentais e emocionais que afetam Coração e, por consequentemente, o Útero. Este se relaciona com os rins através de um canal chamado Canal do Útero (Bao Luo). O “Questões Simples”, no capítulo 47, diz: “O Canal do Útero se estende para os rins.”

O Útero está fisiologicamente relacionado também ao Coração através de um canal chamado Vaso do Útero (Bao Mai). O “Questões Simples”, no capítulo 33, diz: “O Vaso do Útero pertence ao Coração e se estende até o Útero” e “Quando o período menstrual não vem, isso significa que o Vaso do Útero está obstruído “.

Consequentemente, a menstruação normal e a fertilidade dependem do estado do Jing do Rim e do Sangue do Coração. Se o Sangue do Coração está deficiente, o Qi do coração não desce para o Útero. Se o Jing do Rim está deficiente, a menstruação não ocorre. Uma deficiência em qualquer um deles, Coração ou Rins, pode, portanto, causar infertilidade ou amenorreia.

Há também uma outra ligação importante que se dá através do Sangue: o Coração governa o Sangue e o Útero aloja o Sangue. Embora a esmagadora maioria dos ginecologistas enfatize o papel do Sangue do Fígado em relação ao Útero, alguns enfatizam o Sangue do Coração. Assim, quando eles querem nutrir o Sangue em problemas ginecológicos, estes ginecologistas teriam que nutrir o Sangue do Coração com pontos como Shenmen C-7 e Xinshu B-15.

Além disso, o famoso ginecologista da dinastia Qing, Fu Qing Zhu, disse que o Tian Gui (ou seja, Sangue menstrual e óvulos) deriva do Jing do Rim, mas que, com a ajuda do Yang do Coração, o Tian Gui deve fluir para baixo para se comunicar com o Jing do Rim. Assim, tonificar o Coração, vai necessariamente ajudar o Jing do Rim a produzir Sangue menstrual. Esta é provavelmente a razão pela qual Gui Pi Tang, que nutre o Sangue do Coração, é uma fórmula tão importante em problemas ginecológicos.

Dr. Yao Shi An menciona vários padrões do Coração que afetam as funções ginecológicas. As mulheres estão propensas à estagnação do Qi, isso frequentemente se transforma em Fogo que afeta o Coração. O Fogo descende atacando e perturbando Ren e Chong Mai, o Mar do Sangue torna-se agitado e isso pode resultar em Períodos Abundantes ou de Hemorragia Uterina e Gotejamento. O “Ji Yin Gang Mu” diz: “Fogo queima o Coração, o Sangue se torna agitado e causa sangramento abaixo”.

A tristeza por um longo período de tempo pode causar deficiência do Yin do Coração, a mente não tem morada, isso faz com que o Yang do Coração flutue, podendo causar menorragia. O “Questões Simples” diz no capítulo 44: “A tristeza leva à separação do Canal de Útero: quando este é separado, o Qi Yang se agita no Interior e o Coração e provoca menorragia”.

Quando o Qi do Coração se rebela para cima, prejudica o descenso do Qi do Pulmão. O Qi não pode descer e se comunicar com o Vaso do Útero o que resulta em amenorréia. O “Questões Simples” diz no capítulo Ping Re Bing Lun: “Se os períodos menstruais não vêm, isso significa que o Vaso do Útero está fechado (…) o Qi sobe para perturbar os pulmões, o Qi do Coração não desce e os períodos não vêm”. Excesso de trabalho enfraquece o Yin do Coração o que leva a Calor Vazio: isso também pode causar amenorréia. O “Secret Record of the Orchid Room” (Lan Shi Mi Cang) afirma: “tensão mental e estresse enfraquecem o Coração, o Fogo do Coração sobe e os períodos menstruais não vêm”.

Quando há Fogo no canal do Coração, ele sobe para perturbar o Coração e a boca e, abaixo, ele pode causar corrimento vaginal excessivo. “Chen Zi Ming” diz: “feridas vaginais em mulheres se devem a agitação mental e Coração caótico e Qi do Estômago fraco, resultando em estagnação do Qi e do Sangue”. O “Questões Simples”, no capítulo Zhi Zhen Yao Da Lun, diz: “dor, coceira e feridas se devem ao Coração”.

Excesso de pensamentos e preocupação agitam o Coração, o Fogo Imperador se move e não consegue se comunicar com os Rins. Água e Fogo não se comunicam o que pode resultar em infertilidade. “Wang Yu Tai” diz: “Excesso de pensamentos e preocupação podem tornar difícil a concepção para a mulher, o Coração abriga a Mente. Excesso de pensamentos faz com que o Coração se volte para o exterior, o Fogo Imperador não pode descer, Acima e Abaixo não se comunicam, Água e Fogo não se comunicam, o que pode levar à infertilidade”.

Após a concepção, o Sangue é desviado para a nutrição do feto, o Fogo sobe facilmente, isso perturba o Coração e causa inquietação mental. O “Discussion of Gynaecology” (Nu Ke Jing Lun) afirma: “Quando o coração é afetado pelo Calor do Sangue, o Qi do Coração não está límpido e isso causa inquietação mental”.

Preocupação agita o coração, levando a um parto difícil. O “Gynaecology of the Bamboo Grove” (Zhu Lin Nu Ke) afirma: “Quando o Coração é afetado pela preocupação e excesso de pensamentos, Qi e Sangue estagnam ou fluem na direção errada, o que em muitos casos causa um parto difícil”.

O livro “Explanation of Acupuncture Points” recomenda tonificar Shaofu C-8 para prolapso vaginal ou para dor e coceira vaginal. O “Great Dictionary of Chinese Acupuncture menciona Tongli C-5 para períodos abundantes ou hemorragia uterina e gotejamento, especialmente em combinação com Xingjian F-2 e Sanyinjiao BP-6 (Great Compendium of Acupuncture, 1601).

Traduzido do original:
http://maciociaonline.blogspot.com.br/2013/02/the-heart-channel-more-than-shen.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *